Uma das lembranças que trago de menina é a da minha avó materna lendo para mim, pela enésima vez, a história do Prato Azul Pombinho, do livro 'Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais', de Cora Coralina.
Eu chorava toda vez.
Mas pedia de novo. E de novo. E de novo.
E pedia pra que me lesse, também, o poema "Antiguidades", que falava sobre um bolo "econômico, como tudo, antigamente. Pesado, grosso, pastoso. Por sinal que muito ruim". Ficava imaginando que o bolo deveria ser muito bom, isso sim, pra causar tanta gastura e ansiedade numa criança como foi a pequena Cora e como era eu, também, a ouvir suas lembranças em forma de poesia.
E assim minha avó me leu o livro inteiro, várias vezes.
Depois de adulta, confesso, poucas vezes o li.
Mas continuei a gostar de Cora Coralina, pseudônimo da goiana Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas (1889-1985), poetisa, contista e considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras. Cozinheira de mão cheia e doceira de profissão, Cora teve seu primeiro livro publicado em 1965, quando tinha quase 76 anos de idade.
Como viveu a maior parte de sua vida longe dos centros urbanos, produziu uma obra poética rica -- ainda que distante dos modismos literários --, retratando o cotidiano do interior brasileiro, principalmente o dos becos e ruas históricas de sua querida Goiás.
![]() |
Cora Coralina <3 |
Pincei, para a receita de hoje, um poema especial da Cora.
Chama-se Poema do Milho. Clique aqui para ler.
Chama-se Poema do Milho. Clique aqui para ler.
Sem muitas palavras minhas, pois muitas (e infinitamente melhores) são as dela, sigamos com a receita de hoje!
Para esta receita, dividi a massa em duas assadeiras. Não quis um bolo alto, mas dois bolos baixinhos. Se quiser, pode colocar numa assadeira só.
2 latas de milho verde sem a água
200 ml de leite de coco
1 lata de leite condensado
1 xícara de leite
1 colher (sopa) de manteiga
3 ovos
100g de coco ralado
1/2 xícara de fubá
1 colher (sopa) de fermento em pó
Bata todos os ingredientes no liquidificador, começando pelo milho e líquidos.
Transfira para uma assadeira untada e polvilhada com fubá, e asse em forno pré-aquecido a 180°C até passar no teste do palito.
Ao contrário de outros bolos, este leva um pouco mais de tempo para ficar pronto. No meu forno levou cerca de 60 - 65 minutos. Este é um bolo 'pesado', mas úmido e muito saboroso!
Inté! :)